31 julho 2007






Bom dia,


Seguem algumas fotos do Módulo III e, abaixo, uma mensagem que recebi referente a Rede Paulista de Educação Ambiental, sua articulação e sua atuação na elaboração de políticas públicas. Bons exemplos de articulação de ações de EA, trabalhos em rede e foruns de discussão para inspirar os trabalhos do Pólen.

Aqui no estado do Rio de Janeiro também temos nossa REARJ, mas há tempos não tenho notícias, ela tem passado por algumas crises de articulação. Nesse sentido, pedi à Patricia Mousinho, que é da Secretaria da rede brasileira de EA (REBEA) que nos mantenha informados sobre como anda a REARJ.

Abraços calorosos,

Suely


III EEEA

28 de julho, São Jose do Rio Preto

Viva! Política Estadual de Educação Ambiental

A partir da próxima semana, São Paulo entra em contagem regressiva para ganhar uma Política Estadual de Educação Ambiental, trazendo, entre outras ações, diretrizes diretamente ligadas a educação formal - o que poderá mudar diretamente a rotina de todas as escolas paulistas. A lei pode, por exemplo, tornar obrigatória a inclusão da EA nos cursos superiores de licenciatura. Além disso, seu texto prevê maior participação da comunidade em projetos pedagógicos que envolvam o meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra.

O texto da Política foi construído de forma participativa, envolvendo vários setores da sociedade. Participaram da consulta pública, os elos da REPEA, Coletivos Educadores e de Jovens, as secretarias estaduais de Educação e Meio Ambiente, Órgão Gestor da PNEA, representantes de universidades e organizações não-governamentais (ONG's).

O documento foi entregue por Monica Simons (elo da REPEA) ao secretário Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, e à deputada Rita Passos (PV), que vão apoiar o projeto para tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo. A entrega oficial foi realizada hoje, último dia do Encontro. O texto do projeto de lei será disponibilizado no site da Rede Paulista de Educação Ambiental (Repea) nos próximos dias.

Manifestação pelo Rio Ribeira de Iguape

Participantes dos Coletivos Educador e Jovem do Lagamar protestaram contra o projeto da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) de barrar o rio Ribeira de Iguape para a produção de energia. Foi aprovada no III EEEA uma Moção contra a Barragem . Confira o documento no site da REPEA na semana que vem. Contato: mailto:cleberbio@yahoo.com.br_ .

Resumo do Encontro

Cerca de 1 mil pessoas, entre educador@s e ambientalistas, participaram do III Encontro entre os dias 25 e 28 de julho. Parte deles esteve envolvida com a construção participativa da Política Estadual de Educação Ambiental. Foram criados quatro grupos de trabalho para discutir os pontos principais do projeto da Política.

O Encontro teve ainda 36 oficinas sobre temas socioambientais para educador@s, 140 painéis e a participação de crianças de seis escolas públicas de São José do Rio Preto, que realizaram um "encontro mirim" paralelo. Além de discutir para quê serve a Política, os estudantes fizeram várias intervenções comunicativas durante o EEEA, como um blog.

Fotos e maiores informações: www.repea.org.br

Expediente: Repórteres: Débora Menezes e Bruno Pinheiro.

Coordenação: Patricia Otero - 5 Elementos e REPEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário