11 fevereiro 2008

Atenção Polinizadores!!!

Essa notícia é muito importante, a nossa região terá o maior Gasoduto do país. Contamos com todos vocês na Audiência Pública, que acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2008, quinta-feira, às 19 horas, no Centro Educacional Coração de Jesus, em Casimiro de Abreu/RJ. Mobilizem também os Gestores dos seus pólos. “Um mais um, é sempre mais que dois”... Pense nisso, participe! Divulgue a audiência pública no seu pólo. Comunique-se com as comunidades. Você polinizador é imprescindível para que esta discussão dê bons frutos.

Um abraço e até lá!
Pólo Rio das Ostras

---------------------------------------------------------------


NOVO GASODUTO DA PETROBRAS
VAI PASSAR POR RIO DAS OSTRAS


O projeto do novo gasoduto da PETROBRAS, o GASDUC 3, que será o maior do Brasil e vai cortar Rio das Ostras, foi apresentado no último dia 31 à Prefeitura de Rio das Ostras. Técnicos da PETROBRAS estiveram no município para apresentar o Estudo de Impacto para a implantação do projeto, que vai ligar o Terminal de Cabiúnas (Tecab), em Macaé, e a Estação de Compressão que será construída em Campos Elíseos, na Baixada Fluminense. A apresentação serviu para mostrar os prováveis impactos ambientais do projeto e analisar possíveis contrapartidas para o município.
Os representantes da PETROBRAS revelaram que o projeto está na fase de estudos e licenciamento. Com 178 km de extensão, o gasoduto deve começar a ser construído em 2009 e será responsável pelo escoamento da produção do Campo de Mexilhão, que iniciará a produção no mesmo ano.
Segundo o engenheiro Roberto Simões, da Biodinâmica, empresa contratada da PETROBRAS para fazer o estudo, o impacto em Rio das Ostras será mínimo, pois a faixa utilizada para construção será a mesma por onde passa um oleoduto, o OSDUC 2, sem necessidade de alteração no traçado ou ampliação da faixa.
“Em Rio das Ostras, não será preciso nem mesmo suprimir vegetação, já que todo o gasoduto vai passar por uma faixa já existente, onde não pode existir árvore mesmo. Outra preocupação que tivemos foi com o curso dos rios. O gasoduto corta 133 pequenos rios em todo o percurso, sendo 18 aqui em Rio das Ostras. Para que os dutos possam passar, faremos um monitoramento constante e tomaremos todas as precauções para não prejudicar a qualidade da água”, explicou a gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Eliane Hocayen de Lima.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida, o encontro foi importante para que os secretários pudessem ter o primeiro contato com a proposta da PETROBRAS.
“Tivemos a chance de conhecer o projeto para estarmos mais preparados nas audiências públicas. E, mais tarde, discutirmos com a FEEMA quais as contrapartidas que a Prefeitura pode receber pelo empreendimento”, explicou o secretário.
O projeto do gasoduto será discutido em duas audiências públicas, obrigatórias por lei. A primeira acontecerá em Magé, no dia 11, segunda-feira, às 19h, e a segunda será realizada no dia 14, quinta-feira, no mesmo horário, em Casimiro de Abreu, no Centro Educacional Coração de Jesus.
Participaram do encontro o vice-prefeito Ronaldo Fróes, os secretários de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Paulo Villaça, de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, Roger Vilela, e a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Ângela Maria Toffano.

Fonte:O DEBATE – Rio das Ostras – Pág.3
Rio das Ostras, 8 a 14 de fevereiro de 2008.

Um comentário:

  1. Olá!
    Quero saber da localização dentro da cidade? Centro?
    Abração!
    Marlon.

    ResponderExcluir