03 agosto 2009

Olá grande família Polen!
Estive no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, na cidade do Rio de Janeiro. Foram 4 dias de muita informação, cuja maior parte ainda está se tornando conhecimento. Foi cansativo, mas valeu a pena ver tanta gente engajada na EA, reencontrar os amigos e a mim mesma. Confesso que andei muito desanimada, mas estar lá me deu um novo gás. Acho que é sempre isso que acontece quando temos esses encontros: trocamos sucessos, insucessos e nos realimentamos. Portanto, se posso dar um conselho, não percam uma próxima oportunidade.
As oficinas que fiz vieram de encontro a minha busca interior. A primeira, "Autopercepção e renovação de valores", me fez pensar nos valores que estão por trás de minhas atitudes; a segunda, "Consumo crítico", sobre minhas necessidades de consumo: preciso realmente de tudo o que consumo? Quem ou o que está por trás dessas "necessidades"? O que eles têm a ver com educação ambiental, meio ambiente, aquecimento do planeta, fome, concentraçao de renda ...? Sinto que é preciso repensar todo um modo de viver.
A terceira oficina, "Veganismo e EA: rumo a uma ética ecocênctrica", me fez reforçar todos esses questionamentos e me mostrou uma alternativa para ir contra toda essa ordem neo liberal. Há, por trás dela, o sofrimento de incontáveis animais, de diferentes espécies, inclusive da espécie humana. Triste saber que 90% do sofrimento de animais vão para o lixo porque representam resultados inválidos dos produtos testados para o uso em humanos. E que a quantidade de grãos que alimenta o gado poderia matar a fome de muita gente. Mais: que os gases do efeito estufa são produzidos em maior escala pelos rebanhos bovinos do que pelos carros de todo o planeta!!
Depois de tudo o que vi, sinto a necessidade de ser mais coerente com meus ideais. Portanto, mudanças à vista!
Toda mudança começa, primeiro, em nós mesmos, para depois se espalhar. Todas aquelas informações me sensibilizaram e já não sou mais a mesma pessoa. Ainda bem!
Carmen Tardivo

Um comentário:

  1. Reinaldo5/8/09 01:53

    Oi Carmen,

    que bom se todos nós procurássemos este espaço para dividir um pouco com os demais nosso crescimento. São tantas as experiências que vivemos no dia a dia.
    Hoje, por exemplo, estou muito feliz pelo lançamento do Projeto de Campos. Foi muito bom
    ter a certeza que caminhamos e que o esforço de cada um está sendo recompensado. Foi um evento especial em que vi renovadas também minhas forças. Muita gente presente, secretários presentes, muita gente falando e o grupo recebendo uma porção de apoio. Como é bom ver a autonomia crescendo. Lá eu falei que foi um dia de sonho e também um dia de sonho que vira realidade. Parabéns Polo Campos. Este farol há de sempre brilhar e iluminar o vosso caminho.

    ResponderExcluir